MNU KIDS - Fund. I (Embaré)

O Ano Internacional das Línguas Indígenas (International Year of Indigenous languages –   IYIL2019) está sendo comemorado pela UNESCO e seus parceiros ao longo do ano de 2019.

  O Centro Educacional Objetivo, como parceiro, elaborou o Projeto “ As diferenças nos enriquecem...O respeito nos une”, para abordar o tema proposto pela UNESCO.

  Entre as atividades previstas, estava a visita à Aldeia Krukutu, onde os alunos conheceram, de perto, os costumes, as crenças, a língua falada pelos habitantes e conversaram com o Olívio Jekupe,  autor do livro adotado para a leitura no 1º semestre. O autor mora nessa Aldeia e, como convidados, os alunos participaram das brincadeiras com os curumins e até disputaram uma partida de futebol , em clima de harmonia e cooperação. Conheceram, inclusive, o rapper  indígena Kunumi MC, que canta não só o cotidiano indígena, como também  os direitos e a vida dos índios (https://www.youtube.com/watch?v=szg8344QOSI ).

    E, para finalizar o Projeto, os alunos participam da 2ª edição do MNU (Modelo das Nações Unidas), que tem como objetivo proporcionar a vivência, na prática, da simulação de discussões que ocorrem em uma das mais importantes instituições do mundo, a ONU. Os alunos apresentam 5 Tribos do Mundo, que estão localizadas em 5 dos 6 Continentes.

   Essas Tribos são:

Oceania: Povo Maori, na Nova Zelândia.

Europa: Povo Saami, na Finlândia.

América: Povo Tekoa, no Brasil

África: Tribo Surma, na Etiópia

Ásia: Tribo Mosuo, Na China

   Nessa Simulação, os alunos do 4º e 5º anos  apresentam propostas e estão caracterizados com vestimentas desses países. Esses argumentos são focados em melhorias para as tribos e serão analisados pelo Comitê ali presente.

   Com essa Simulação, pretendemos fomentar, nos alunos, a conscientização dos problemas que acontecem no mundo e desenvolver habilidades importantes, como argumentação e a oratória.

Leia Mais

Lá vem História - 1º ano - Fund.I (Ponta da Praia)

Publicado em 12/09/2019 às 11:36

Full Sail(CN)

Publicado em 10/09/2019 às 07:39

Circo Biju - Inf. III (Guarujá)

Publicado em 09/09/2019 às 16:45