Mindfulness – Respiração e globo de neve - Ensino Médio (Guarujá)

09/10/2019 10:13:42

Imprimir esta pagina

Estar consciente de que você respira é uma habilidade poderosa. Sua respiração pode revelar muitas coisas, como sua tensão, momentos de calma; indica se você está inquieto,se está perdendo sua respiração ou  deixando-a fluir livremente. Trabalhar a respiração é o primeiro passo para desenvolver a concentração.
O objetivo dessa atividade é desenvolver a atenção, trazendo-a para o presente; deixar fluir sua respiração e servir como termômetro emocional de autoconhecimento.
Globo de neve – agitamos um "poder da calma"para nos ajudar a entender a conexão entre o que acontece em nossas mentes e  em nosso corpo. Nessa analogia, uma garrafa com água representa a nossa mente e glitters prateados são adicionados à agua, representando nossos pensamentos e emoções. Quando agitamos o pote com os glitters, não mais conseguimos ver através da garrafa. Com o pote imóvel, vemos, em silêncio, os glitters decantarem até que a água fique clara novamente. Assim os alunos podem "ver", de forma lúdica, o  efeito que se acalmar e respirar em silêncio, por alguns minutos, traz à nossa mente: recobramos a clareza e enxergamos melhor as situações.

Mindfulness - Diferentemente da meditação clássica – que tem a transcendência como objetivo – o Mindfulness tem como finalidade colocar toda a atenção no presente, sem julgamentos e com o auxílio da respiração.


Leia mais noticias

eduCONNECT - QRCODE para Configuração

INTERVALO CULTURAL DELAS - 06/03 - (CN)

Circunferência - 5ºFund.I(SV)