Mindfulness: Bem-estar - Fund. II (Embaré)

05/11/2019 15:08:40

Imprimir esta pagina

Programa de Mindfulness para o Bem-Estar e Desenvolvimento das Habilidades Socioemocionais dos Alunos

O que é Mindfulness?

A palavra Mindfulness é traduzida no Brasil como "Atenção Plena" ou "Consciência Plena". O pesquisador John Kabat Zinn, define o estado psicológico de Mindfulness como uma maneira particular de prestar atenção intencionalmente ao que está acontecendo no momento presente, na mente, corpo e ambiente externo, com uma atitude de abertura, curiosidade, gentileza e sem julgamento.

Com as práticas de Mindfulness, pretende-se sair do "piloto automático" e estar consciente, momento a momento, do que está acontecendo conosco e ao nosso redor, sem pré-julgamentos. Ao vivenciarmos o fluxo de nossa experiência e reconhecermos o que está acontecendo, acolhendo, permitindo tudo o que surgir, sem acrescentar julgamentos e comentários, estaremos cultivando uma consciência plena. A mesma capacidade que a nossa mente tem de nos trazer medo, ruminações e ansiedade, ela tem de nos gerar tranquilidade, paz e confiança. Podemos desenvolver um olhar mais equilibrado, mais equânime sobre as coisas, reduzindo conclusões rasas, precipitadas e impulsivas.


A intenção do programa de Mindfulness é proporcionar um espaço para o esenvolvimento de um conjunto de habilidades de vida e melhorar o desempenho acadêmico dos alunos.  A estrutura é projetada para fortalecer o senso social, emocional , o bem-estar e criar um ambiente de encontro coeso e atencioso.


Leia mais noticias

INTERVALO CULTURAL DA FOLIA - 21/02 - (CN)

INTERVALO CULTURAL - 07/02 - E.M. (CN)

BLOCO DOS APROVADOS(CN)