DIA DO ÍNDIO 2019 (Ponta da Praia)

A tribo Kariri Xocó trouxe mais informações da cultura indígena e ainda expôs peças de artesanato.
Eles estão marcados na história do Brasil como os primeiros a viverem em território nacional e, até hoje, conseguem preservar seus costumes e sua cultura. Os índios resistiram ao tempo e agora lutam para conquistar o respeito do homem branco, compartilhando seus conhecimentos.
Ter contato com os índios é algo raro, mas esse encontro já acontece há sete anos com os alunos do Colégio Objetivo. A tribo de Alagoas, Kariri Xocó, é visita tradicional na Escola.  Conhecemos a tribo há alguns anos por meio das redes sociais e quisemos muito trazê-los para a Escola. O retorno é sempre positivo, porque os alunos têm a oportunidade de conhecer a cultura indígena de pertinho.

Com instrumentos típicos, cocares e rostos pintados, os índios fazem uma verdadeira festa com as crianças. A atividade conta com três danças tradicionais: a dança pedindo permissão à mãe Terra para pisar o solo; o buzu, dança feita pelos guerreiros para atrair as caças e a dança do casamento. 
"Para nós é uma alegria poder divulgar nossa cultura  às crianças porque elas são o futuro da nação. Muitas pessoas aqui ,no Sudeste, não sabem que, em Alagoas, temos muitas tribos indígenas e que há muita diferença entre tribos de diferentes regiões”, conta o Cacique Kayrra. Entre as principais diferenças, Kayrra destaca o casamento. “Nossa tribo, por exemplo, aceita a união entre homens brancos e indígenas. Além disso, o Pajé e o Cacique não são os responsáveis pela escolha dos casais. Os corações que se escolhem”, explica. 
Mesmo não sendo o primeiro encontro, os alunos ainda se empolgam com as rodas de conversas e apresentações.

O contato com os indígenas é uma forma de resgatar nossa história e reforçar a aprendizagem. “Eu acho muito legal porque a gente estuda sobre eles e aqui a gente consegue aprender mais", diz o aluno.

 O Colégio Objetivo ainda foi palco da uma feira de artesanatos indígenas e arrecadou alimentos para a tribo. Com o dia 19 de abril chegando, considerado o Dia do Índio, o pedido é um só: respeito. “O respeito precisa ser praticado por todos. Com ele, tudo fica melhor”, garante o Cacique. De fato, interagir com a geração do futuro é  abrir caminhos para conquistarmos esse elemento tão importante para a sociedade atual.

Leia Mais

Viagem pela Literatura Brasileira II - Eva Furnari(Ponta da Praia)

Publicado em 15/07/2019 às 09:14

CURSO DE FÉRIAS - Uma Incrível Viagem pela Literatura Brasileira - SV

Publicado em 12/07/2019 às 17:54

Viagem pela Literatura Brasileira - Ana Maria Machado (Embaré)

Publicado em 11/07/2019 às 17:48