Proposta Pedagógica Voltar

Alunas Objetivo Ensino Médio estudando

O Ensino Médio do Colégio Objetivo tem como meta formar cidadãos críticos e atuantes na sociedade em que estão inseridos, além de preparar o aluno para enfrentar, com segurança, os exames vestibulares mais concorridos e desafiadores do país e até do exterior.

Apresenta uma proposta pedagógica diferenciada com Ensino de qualidade, Corpo Docente, Centro de Orientação Psicopedagógica (COP), Material Didático completo, exclusivo e permanentemente atualizado, Integração família-escola, Ocorrências acadêmicas e disciplinares registradas no Portal às quais os pais têm acesso diário, além Curso Pré-Vestibular gratuito para 3ª série.

Material didático Voltar

Livros do material didático Objetivo Ensino Médio

Elaborado por uma equipe de pedagogos, voltados para o que há de mais dinâmico na Educação do Ensino Médio, o Material Didático Objetivo é elaborado dentro dos rigores conceituais e exigências do MEC e está em permanente atualização. Para a realização das tarefas, o aluno precisa refletir, fazer relações, pesquisar, interagir. Imagens, fotos, desenhos, mapas, gráficos fazem o “link” com o conteúdo de textos escritos.

Metodologia Ativa Voltar

Aluno Objetivo assistindo aula sorrindo
  • Criatividade e Raciocínio lógico;
  • Aulas dialogadas e interativas em que são feitas perguntas que instigam o pensar e a investigação;
  • Leitura intensa de obras literárias e de livros de interesse dos alunos;
  • Aulas interdisciplinares;
  • Contextualização;
  • Excursões Didáticas;
  • Estudo do Meio na Escola do Mar (Angra dos Reis);
  • Olimpíadas do Conhecimento;
  • Iniciação Cientifica.

Orientação Profissional Voltar

Logo Orientação Profissional Objetivo

MINDSET

Ajudar o adolescente a definir e planejar seu futuro não é tarefa fácil. Muitas são as oportunidades, escolhas e fatores que devem ser levados em conta na hora de se escolher a profissão. Foi pensando nisso que o Colégio Objetivo resolveu apostar no Projeto Mindset. Trata-se de um conjunto de pensamentos capaz de desenvolver a inteligência do aluno, sempre instigando, procurando algo a mais, desafiando o cérebro a sair da zona de conforto. E para isso, o Projeto conta com alguns pilares:

1. ACOLHIMENTO INDIVIDUAL E ATENÇÃO TOTAL AO ALUNO;

2. ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL - Na orientação profissional, o aluno desenvolve um projeto de vida baseado em seus interesses e desejos. Com o auxílio de um psicólogo, ele é orientado na escolha da profissão, baseado no autoconhecimento e no conhecimento aprofundado das carreiras existentes.

3. PLANO DE ESTUDOS - O aluno é orientado a elaborar um plano de estudos e planejar uma rotina que possibilite o estudo de todas as matérias. Dentro desse planejamento, devem estar inseridas pausas, atividades extracurriculares, descanso e momentos de lazer.

4. VISITA A EMPRESAS- Através de convênios e parcerias formadas pelo Colégio Objetivo, os alunos poderão vivenciar o dia a dia de diversas profissões, e conhecer a realidade do mercado de trabalho.

5. WORKSHOP DE CARREIRAS - Bate papo com profissionais da região nos mais diversos segmentos do mercado. O profissional convidado fala sobre a rotina, mercado de trabalho, oportunidades e desafios. No final da palestra, os alunos tiram suas dúvidas diretamente com o profissional.

6. VISITA ÀS UNIVERSIDADES - O aluno é levado a feiras de profissões e palestras, e conhece o espaço físico de cada estabelecimento.

7. MINDFULLNESS - A palavra de ordem é foco! Mindfullness é um estado mental que envolve atenção plena, sem barreiras ao aprendizado. O oposto de “colocar no automático”. Através de técnicas específicas, os alunos aprendem a controlar o estresse, diminuem a ansiedade e aprendem a melhorar a qualidade do sono. Tudo isso proporciona um aprendizado mais fácil, intenso e eficaz.

Eventos Voltar

Logo Torneiro Marco Objetivo Logo Torneiro de Atualidades e Comunicação do Objetivo Logo Torneiro de Exatas Objetivo Logo Show de Talentos Objetivo Logo Festival Interno Colégio Objetivo Logo Festa Junina Objetivo Alunos Objetivo vestidos de índio Logo Encontro de Carreiras Objetivo Logo Speak Biju Objetivo Alunos Objetivo jogando Futsal Interclasses

Grupo de Alta
Performance (GAP) Voltar

Logo Grupo de Alta Performance (GAP) - Para quem tem Objetivo no DNA

O Grupo de Alta Performance é destinado a alunos que queiram se aprofundar nas áreas de Física, Química, Matemática, Redação e Atualidades. São atividades de enriquecimento, totalmente fora do padrão convencional. Os alunos são convidados a realizarem atividades de seu interesse, mediadas por um professor, para aprender conteúdos de maneira contextualizada e dinâmica. Calcular o volume do prédio da escola ou estudar as plantas do jardim são situações comuns nessas aulas. O Programa GAP foi chancelado pelo renomado educador Joseph Renzulli, com quem o Objetivo mantém uma sólida parceria, bem como com a Universidade de Connecticut, onde leciona.

AULAS:

  • Laboratório de Redação: textos, explanações e debates orientados pelo professor para estimular o aluno a produzir seus textos.
  • Geopolítica e Conjuntura Internacional: visam expor os temas mais complexos dos vestibulares e analisar assuntos da atualidade.
  • Obras Literárias: as obras pedidas nos grandes vestibulares são trabalhadas em aulas.
  • Aula de Filosofia e Sociologia: em sintonia com os vestibulares atuais que exigem o conhecimento dessas disciplinas.

Atividades de Apoio Voltar

Aluna Objetivo Ensino Médio sorrindo

Tarefanet: o aluno encontra exercícios do caderno de tarefas acompanhados de resolução interativa. Assim, além dos exercícios resolvidos em classe com o professor, o aluno pode ter acesso, pela Internet, a resoluções detalhadas dos exercícios das tarefas.

Cineaulas: exibição de filmes e documentários criteriosamente selecionados com o objetivo de relacioná-los às aulas de História, Geografia e Português, potencializando o debate e a formação crítica dos alunos.

Plantão de Dúvidas: aulas com controle de frequência, para o esclarecimento de dúvidas e fixação de conteúdos. Os alunos serão previamente comunicados. Os plantões consistem em mais uma oportunidade para incrementar o desenvolvimento escolar.

Aulas Paralelas de Reforço Obrigatório (APRO): Dirigida para todos os alunos que manifestem dificuldade em acompanhar o Conteúdo Programático. As aulas serão ministradas antes da Recuperação Obrigatória (R.O.).

Obras Literárias (3ª série): estudos e exercícios das obras indicadas pelos vestibulares mais concorridos.

Orientação Profissional: A partir da 1ª série. É um trabalho realizado por profissionais altamente capacitados que, através de conversas, análises e testes, visa mostrar as aptidões dos estudantes. Periodicamente são realizadas visitas em Universidades, para que os alunos conheçam a infraestrutura, os cursos oferecidos, além de assistir a palestras e aulas e fazer visitas a laboratórios.

Programa Olímpico Voltar

São aulas que preparam para as Olimpíadas de Astronomia, Física, Informática, Matemática, Química, Redação e Robótica, dirigidas aos alunos que desejam participar dessas competições, em âmbito estadual, nacional e até internacional.

A participação em Olimpíadas do Conhecimento agrega valores em bolsas de estudos e até mesmo vagas em Universidades do Brasil e do mundo.

O Grupo de Alta Performance conta com aulas extras de aprofundamento nas matérias de Física, Química, Matemática, Redação e Atualidades, sempre com foco no vestibular. Além disso, as aulas são uma preparação para as olimpíadas de Astronomia, Física, Informática, Matemática, Química, Redação e Robótica, dirigidas aos alunos que desejam participar dessas competições, em âmbito estadual, nacional e até internacional.

Atividades de Enriquecimento Voltar

Tarefanet: o aluno encontra exercícios do caderno de tarefas acompanhados de resolução interativa. Assim, além dos exercícios resolvidos em classe com o professor, o aluno pode ter acesso, pela Internet, a resoluções detalhadas dos exercícios das tarefas.

Cineclub: exibição de filmes e documentários criteriosamente selecionados com o objetivo de relacioná-los às aulas de História, Geografia e Português, potencializando o debate e a formação crítica dos alunos.

Plantão de Dúvidas: aulas com controle de frequência, para o esclarecimento de dúvidas e fixação de conteúdos. Os plantões consistem em mais uma oportunidade para incrementar o desenvolvimento escolar.

Aulas Paralelas de Reforço Obrigatório (APRO): Dirigida para todos os alunos que manifestem dificuldade em acompanhar o Conteúdo Programático. As aulas serão ministradas antes da Recuperação Obrigatória (R.O.).

Obras Literárias: estudos e exercícios das obras indicadas pelos vestibulares mais concorridos.

Orientação Profissional: A partir da 1ª série é realizado um trabalho por profissionais altamente capacitados que, através de conversas, análises e testes, visa mostrar as aptidões dos estudantes. Periodicamente são realizadas visitas a Universidades, para que os alunos conheçam a infraestrutura, os cursos oferecidos, além de assistir a palestras e aulas e fazer visitas a laboratórios. Dentro da Orientação Profissional, o aluno também tem acesso a empresas e à rotina de diversos profissionais através de visitações e de bate-papo que acontecem no Encontro de Carreiras.

Diálogos Voltar

“Diálogos” é um projeto que aproxima a escola, os alunos e seus familiares, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. O intuito principal é o estreitamento dessa relação, com debates, troca de experiências, acolhimento familiar e boas práticas. A iniciativa conta com a orientação de psicólogos na função de facilitadores, possibilitando o entendimento de como os pais enxergam a escola, suas expectativas e pontos a serem aprimorados.

Outra vertente do “Diálogos” prevê conversas de pessoas notáveis com os alunos. A proposta é ampliar a compreensão dos alunos sobre o que é ser alguém notável. Por isso, os convidados podem ser desde personalidades conhecidas, até ex-alunos ou familiares que tenham feito algo de especial. Afinal, notável é aquele que fez algo bem feito e que tem a capacidade de resolver dificuldades para desempenhar um trabalho.

Os professores também são contemplados no projeto. Uma das ações previstas é aproveitar a semana pedagógica para apresentar reflexões com os docentes, trazendo especialistas que possam auxiliá-los a compreender melhor como funciona o cérebro dos adolescentes.

Trabalho em Grupo Voltar

O trabalho em grupo é umas das principais ferramentas utilizadas nas salas de aula do Colégio Objetivo para desenvolver a empatia e a cooperação. A percepção da importância dessas atividades faz com que algumas realidades importantes sejam desempenhadas. No Fundamental 2, por exemplo, uma nova dinâmica é inserida. Baseado nas relações interpessoais, e tendo em vista já o mercado de trabalho, nessa etapa, muitas vezes, os alunos não escolhem com quem trabalharão. A definição de montagem dos grupos parte dos professores.

A intenção é preparar o aluno para o mundo corporativo, onde não é possível selecionar as pessoas com quem as tarefas diárias são compartilhadas. É preciso se organizar, amadurecer nos relacionamentos e aprender a lidar com as divergências.

Os estudantes são avaliados individualmente e, também, pelo desempenho do grupo. Cada aluno responde perguntas ou faz uma reflexão sobre o trabalho desenvolvido, o que faz com que todos os integrantes do grupo se engajem e se auxiliem.

Isso traz uma série de benefícios como cooperação, empatia, organização, disciplina e senso de propósito. O aluno aprende a estabelecer metas. A intervenção do professor é muito pequena, pois ele deixa os alunos livres para trabalhar e se organizar. Essas pequenas intervenções são geralmente para corrigir comportamento e dar explicações pedagógicas, proporcionando mais autonomia ao aluno.

Entre o professor e o material há ainda outro viés pedagógico, onde o aluno participa ativamente daquilo que é feito em sala de aula. Ele não só mantém uma relação com o professor e com o material, mas também com os colegas. Dessa forma, o estudante é visto como participante do conteúdo, não apenas como uma figura passiva na sala de aula.

Toda a metodologia aplicada é baseada em estudos da Universidade de Stanford, realizados pela Dra Rachel Lotan.

Pedagogia do Amor Voltar

Uma das percepções do Colégio Objetivo é que os estudantes não podem ser tratados como máquinas. Dentro dessa visão, de respeito aos indivíduos, a Pedagogia do Amor faz toda a diferença. O intuito é promover a afetividade, demonstrando a importância de cada criança e adolescente.

Essa vertente é explorada desde o momento em que o aluno entra na escola, e pode ser constatada pelo abraço da coordenação, pelo reconhecimento ou pela tradicional pergunta: “como foi o seu fim de semana?”. Cada um é conhecido pelo próprio nome e tem a sua individualidade respeitada.

A Pedagogia do Amor também promove o acolhimento. Todos têm direito a uma segunda chance e são estimulados a multiplicar esse sentimento, trabalhando em prol da união, amor e bem ao próximo. Ninguém deve ser julgado por rótulos e a escola passa a ser vista como um local de carinho e respeito. Tudo, é claro, sem abrir mão da disciplina e das responsabilidades.

Desse modo, o Objetivo cria verdadeiros apaixonados pela educação. Os professores devem ser apaixonantes e criar aulas com essas características. Consequentemente, os alunos adquirem paixão pelo pensar, pelo aprender, sempre com a convicção de que ninguém é uma máquina, todos são coração.

TCS Voltar

Não é segredo para ninguém que os trabalhos científicos, metodologia e monografias representam um dos maiores temores para os estudantes - especialmente os de Ensino Técnico ou Superior. No entanto, no Colégio Objetivo, esse desafio começa a ser trabalhado desde o 6° ano do Ensino Fundamental II, por meio de Trabalhos de Conclusão de Série (TCS).

Mais do que familiarizar o adolescente com a metodologia científica, a proposta é introduzir o aluno no campo da pesquisa, fazendo-o pensar em soluções para problemas corriqueiros. O TCS surge com uma proposta distinta. Ao invés de utilizar apenas as ferramentas de busca de internet - o que resulta em textos copiados, sem muita eficácia na aprendizagem - o adolescente é levado a um debate sobre temas do cotidiano, tais como mobilidade urbana, segurança, cultura, saúde, educação etc.

O aluno deve, então, trazer esses temas para a sua realidade e apresentar propostas de melhoria. O trabalho dura o ano inteiro, e é desenvolvido por etapas. A iniciativa é ousada. O importante é que o TCS gere trabalhos que possam servir à sociedade, sendo apresentados em reuniões de bairro, audiências públicas e até mesmo diante do Poder Público.

Ao mesmo tempo que o estudante se familiariza com as pesquisas, ele compreende a utilidade e profundidade do universo das pesquisas.