Growing Club Voltar

Aluna do Objetivo sorrindo

O Objetivo Growing Club é uma supermetodologia de ensino para crianças.

Na Educação Infantil do Objetivo – Growing Club -, a criança é tratada como protagonista do seu conhecimento. Através da sociabilização com outras crianças e adultos, ela desenvolve sua autonomia, constrói teorias, interpretações e desenvolve o espírito crítico.

Desde a primeira fase de aprendizado, ela interage com diferentes linguagens simbólicas, de forma a desenvolver esquemas cognitivos, afetivos, motores e sociais, através do relacionamento com o grupo e ações individuais.

O ofício, o “trabalho” da criança é “o brincar”. E brincar é levado a sério no Objetivo. Através de Jogos Cooperativos, Contação de Histórias, Expressão Corporal, Música, Teatro e Esporte, sequências didáticas temáticas são apresentadas aos alunos, incentivando-os a descortinarem o mundo do conhecimento, formando diversas interpretações sobre o seu ambiente social e pessoal.

Tomemos como exemplo a história da Chapeuzinho Vermelho. Ela pode despertar várias facetas no aprendizado dos pequenos, desde as virtudes e erros da personagem, até explorar o que é uma floresta, animais, profissões (caçadores), e as relações afetivas. Sempre aproximando o conteúdo da realidade da criança, e de forma lúdica.

Infraestrutura: Cada espaço da escola, - o pátio, as salas temáticas, o parque, a quadra esportiva, a biblioteca infantil ou a sala Steve Jobs - tudo é utilizado para despertar o saber e tornar lúdico o aprendizado. O prédio do Objetivo é um grande espaço de conhecimento e vivências.

No Fundamental I, a criança mergulha em outro grau de desenvolvimento. O pensamento torna-se mais correlativo. Atividades como interpretação de textos, localizar-se dentro da história e desenvolver o espírito altivo da infância, através de Projetos Pedagógicos inovadores e motivantes, torna o processo de aprender muito mais natural e produtivo. Projetos de Vida começam a ser construídos pelas próprias crianças, sempre respeitando seus sonhos e visões de mundo, ainda a serem lapidados pelo conhecimento e pelas habilidades socioemocionais em desenvolvimento.

Material didático Voltar

Livros do material didático Objetivo Ensino Infantil e Fundamental I

O Material Didático do Objetivo é muito mais que uma apostila. É um método exclusivo de ensino, planejado e escrito pelos maiores pedagogos brasileiros, especializados em crianças. A metodologia do Objetivo é a Metodologia Ativa, em que o aprendizado acontece muito mais na articulação entre os alunos, enquanto o professor é um facilitador da discussão e propositor de desafios.

O material do Objetivo encoraja o aluno a participar de discussões e possibilita que ele reflita e questione sobre o seu meio social. Dessa forma, ele se sente parte do aprendizado e não um “receptor” de conhecimentos transmitidos unicamente pelo professor. Estudos comprovam que numa aula meramente expositiva, apenas 10% do conteúdo é absorvido, enquanto na Metodologia Ativa, esse número salta para ao menos 85%.

Os melhores centros de educação do mundo utilizam essa metodologia. E o Objetivo é pioneiro no Brasil.

Atividades de Enriquecimento Cultural Voltar

As Atividades de Enriquecimento Cultural do Objetivo são deslocadas do horário das aulas regulares e são um complemento ao currículo. Atividades de esporte, expressão corporal, desenvolvimento de raciocínio lógico complementam o sistema de Ensino proposto pelas aulas regulares. Pode-se, por exemplo, trabalhar nas aulas de Teatro, a interpretação de uma obra literária que está sendo utilizada nas aulas de Português, na Música, explorar a linguagem matemática e a lógica, estudados nas áreas de exatas e nos esportes, enfatizar-se o respeito às regras, o trabalho cooperativo, a coordenação motora, a concentração e a interação social. O aluno também desenvolve suas habilidades através das aulas de Xadrez, Ginástica Rítmica, Patinação, Robótica, Jazz, Balé, Tênis de Mesa e Esportes.

Alunos Objetivo praticando judô Alunos Objetivo praticando ballet Alunos Objetivo praticando expressão corporal Alunos Objetivo na patinação artística Alunos Objetivo jogando futsal Alunos Objetivo na robótica Alunos Objetivo na ginástica Alunos Objetivo na capoeira Alunos Objetivo realizando projetos

Eventos Voltar

Alunos Objetivo em fila com as bandeiras do Brasil, Estado de São Paulo e Objetivo Monitores do Objetivo Acampadentro Alunos Objetivo jogando futsal Logo Family Day Objetivo Mother's Day Logo Festa Junina Objetivo Logo Mostra de Arte e Cultura Objetivo Alunos Objetivo vestidos de índio

Objetivo International Voltar

Desenho de menina de vestido rosa pulando corda

O Objetivo tem sempre a preocupação de se adaptar e atender às necessidades de seus alunos. E tendo em vista as exigências do mundo globalizado, a escola decidiu intensificar o ensino da Língua Inglesa, através de um produto exclusivo: o Objetivo Internacional.

O curso é destinado a crianças da Educação Infantil e Fundamental I e acontece em todas as Unidades do Objetivo.

Os alunos da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental I participam do “Kindergarten”, em que todas as atividades como culinária, música, contação de histórias, noções de Matemática e Estudos Sociais são desenvolvidas de forma lúdica, através de oficinas realizadas em Inglês. Em todo o momento, as atividades acontecem na segunda língua, inclusive a comunicação com os todos os profissionais envolvidos.

Já os alunos do Ensino Fundamental l, a partir do 2º ano, participam do “Elementary School”. Neste nível, todas as atividades também serão trabalhadas em Inglês. O material didático adotado é importado, proporcionando ao aluno um conteúdo abrangente e interdisciplinar.

Em todos os níveis, “Kinder” ou “Elementary”, as atividades são pensadas individualmente para transmitir valores, proporcionando educação, lazer e diversão, além da oportunidade do aluno desenvolver a habilidade de se comunicar fluentemente em uma segunda língua, de forma natural e prazerosa.

Todo o ambiente é voltado a este aprendizado, para que o aluno fique imerso na segunda língua, com salas adaptadas para esse fim.

É o Objetivo investindo no potencial de seus alunos, desde a primeira infância!

Educação Ambiental Voltar

Alunos do Objetivo na horta

O Objetivo se preocupa em formar no aluno, desde a Educação Infantil, uma consciência ambiental. Através do contato com a natureza e o entendimento de que a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usamos os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro.

As aulas acontecem no Espaço Ecológico constituído de três ambientes: horta, vivência e convivência. Ali, os alunos tem a oportunidade de conciliar a teoria à prática, aplicando, no seu dia a dia, o conhecimento adquirido.

Educação Financeira e Empreendedorismo Voltar

Mulher segurando um cofre em formato de porco e menina colocando moeda dentro dele

Tendo em vista que a Educação Financeira é fundamental para o desenvolvimento de cidadãos conscientes e precisa ser ensinada também na escola, o Objetivo Growing Club desenvolveu um programa pedagógico que ensina às crianças noções de organização, planejamento e economia doméstica, além do valor do dinheiro e do trabalho.

Entre os assuntos abordados inseridos no material didático personalizado estão: escambo, ciclo do consumo, desejo x necessidade, história, evolução e manipulação do dinheiro, desperdício e aproveitamento de materiais.

As aulas de Empreendedorismo têm como objetivo possibilitar ao aluno que seja empreendedor da sua própria vida, ou seja, ele não necessariamente o tornará um empresário no futuro, mas o preparará melhor para o mundo real.

É importante desenvolver habilidades práticas, mas talvez mais importante seja perceber as habilidades especiais de cada indivíduo.

O ideal é que cada um possa atuar naquilo que lhe dá mais prazer e, ao mesmo tempo, fazer o melhor, gerando uma sociedade de sujeitos saudáveis, empenhados e eficientes.

O programa de empreendedorismo do Objetivo difere daquilo que os estudantes costumam ouvir sobre o assunto. Afinal, o tema é proposto não com a ideia de criar empresários, mas de mostrar que todos podem empreender, no sentido de planejar em prol de uma meta, empreender a própria vida!

Este conceito é apresentado do 1° ao 9° ano, do Ensino Fundamental. Cada série trabalha com um tema no decorrer do ano letivo. Como benefício, os alunos desenvolvem virtudes como criatividade, empatia e cooperação. Neste contexto, a criança e o adolescente são vistos como responsáveis por gerenciar e buscar soluções para a sua vida, casa, escola e para o mundo.

O projeto tem a chancela do Sebrae, que preparou todo o material e qualificou os professores. Apenas os docentes certificados podem ministrar as aulas de empreendedorismo.

Idade dos Alunos Voltar

Montagem de imagens em mosaico com alunos Objetivo sorrindo

Nova nomenclatura a partir da aprovação do Ensino Fundamental de nove anos. No dia 06/02/2006, o Presidente da República sancionou a Lei nº 11.274 que regulamenta o ensino fundamental de 9 anos.

  • Infantil 1 - Fase 1 Crianças que completam 2 anos até 30/6
  • Infantil 1 - Fase 2 Crianças que completam 3 anos até 30/6
  • Infantil 2 Crianças que completam 4 anos até 30/6
  • Infantil 3 Crianças que completam 5 anos até 30/6
  • 1º ano Crianças que completam 6 anos até 30/6
  • 2º ano Crianças que completam 7 anos até 30/6

Bilingue Voltar

Já sabemos que crianças têm mais facilidade para aprender idiomas, pois o cérebro já nasce pronto para receber os estímulos da linguagem. Ao expor uma criança a uma nova língua, as conexões cerebrais trabalham rápida e eficientemente, de forma que esta nova língua é facilmente absorvida. Isto traz enormes benefícios de aprendizado, desde a perfeição na pronúncia dos novos sons, até a percepção e o uso natural das estruturas da nova língua para a comunicação. O aprendizado de idiomas na infância desenvolve também outras competências neurológicas na criança, como melhora nas habilidades intelectuais, no raciocínio e na capacidade de memorização. É um processo que acontece de forma natural, usando os mesmos mecanismos que o cérebro usou quando a criança aprendeu sua primeira língua.

Como é tratado o Ensino Bilingue no Objetivo?

Aulas aplicadas de forma lúdicas e dinâmicas, seguindo a metodologia da escola, com reconhecimento, vivência e registro.

Atividades elaboradas sempre com jogos, músicas, tecnologia, culinária e brincadeiras ao ar livre, usando todos os espaços da escola como cozinha experimental, parque, espaço ecológico, praça de convivência, laboratório de tecnologia educacional, Sala Steve Jobs, quadra, piscina, brinquedoteca, biblioteca e sala de artes.

As aulas, no perído da manhã, são ministradas em Inglês em tempo integral, sendo o professor orientado a falar somente em Inglês nas dependências do colégio. Os alunos participam de eventos comemorativos que estimulam o aprendizado, além de comemorações temáticas da língua Inglesa.

Diálogos Voltar

“Diálogos” é um projeto que aproxima a escola, os alunos e seus familiares, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. O intuito principal é o estreitamento dessa relação, com debates, troca de experiências, acolhimento familiar e boas práticas. A iniciativa conta com a orientação de psicólogos na função de facilitadores, possibilitando o entendimento de como os pais enxergam a escola, suas expectativas e pontos a serem aprimorados.

Outra vertente do “Diálogos” prevê conversas de pessoas notáveis com os alunos. A proposta é ampliar a compreensão dos alunos sobre o que é ser alguém notável. Por isso, os convidados podem ser desde personalidades conhecidas, até ex-alunos ou familiares que tenham feito algo de especial. Afinal, notável é aquele que fez algo bem feito e que tem a capacidade de resolver dificuldades para desempenhar um trabalho.

Os professores também são contemplados no projeto. Uma das ações previstas é aproveitar a semana pedagógica para apresentar reflexões com os docentes, trazendo especialistas que possam auxiliá-los a compreender melhor como funciona o cérebro dos adolescentes.

Programa de Habilidades Socioemocionais Voltar

O Colégio Objetivo sempre trabalhou as habilidades socioemocionais de maneira informal. Agora, essa vertente é desenvolvida por meio de um projeto que vai desde a Educação Infantil até o 8° ano do Ensino Fundamental 2.

Após um amplo estudo, concluiu-se que o bem-estar pode ser ensinado, resultando em qualidades como a empatia, o amor ao próximo, o engajamento e as boas relações sociais.

Na Educação Infantil, por exemplo, foram adotados materiais que trabalham valores e emoções. Através de histórias, as professoras conduzem as crianças a expor o que estão sentindo e a reconher outros sentimentos. Os pequenos são preparados para enfrentar o mundo atual.

A Escola dividiu durante muito tempo o que o ser humano aprende e o que ele sente. A proposta do Programa de Habilidades Socioemocionais é mostrar que o ser humano é completo. Não adianta ter divisões para o conhecimento: todos são dotados de razão e emoção, que estão interligados o tempo todo.

Além disso, o Objetivo entende que o saber é único. Por isso, incentiva a interdisciplinaridade. Um conteúdo de Língua Portuguesa, por exemplo, também é trabalhado na aula de Teatro. Os alunos teatralizam obras que leram e assim eles trabalham diversos elementos em conjunto.

Para as crianças da Educação Infantil e Fundamental 1, o Projeto Valores trabalha as emoções pessoais, ao mesmo tempo em que identifica sentimentos alheios.

Dentro do Programa de Habilidades Socioemocionais são trabalhadas várias vertentes como as cinco competências emocionais e as aptidões do século XXI: incentivar forças no caráter enaltecendo as qualidades da criança, como empatia, amor ao próximo, engajamento, bem estar e relações sociais.Pesquisas realizadas nos Estados Unidos comprovam que crianças que tem acesso a uma grande quantidade de conteúdos cognitivos, mas sem o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, desistem de grandes faculdades, ao mesmo tempo em que não desenvolvem resiliência, o que também é de extrema importância para a prevenção de problemas como depressão, ansiedade e outros distúrbios emocionais.

Pedagogia do Amor Voltar

Uma das percepções do Colégio Objetivo é que os estudantes não podem ser tratados como máquinas. Dentro dessa visão de respeito aos indivíduos, a Pedagogia do Amor faz toda a diferença. O intuito é promover a afetividade, demonstrando a importância de cada criança e adolescente.

Essa vertente é explorada desde o momento em que o aluno entra na escola, e pode ser constatada pelo abraço da coordenação, pelo reconhecimento ou pela tradicional pergunta: “como foi o seu fim de semana?”. Cada um é conhecido pelo próprio nome e tem a sua individualidade respeitada.

A Pedagogia do Amor também promove o acolhimento. Todos têm direito a uma segunda chance e são estimulados a multiplicar esse sentimento, trabalhando em prol da união, amor e bem ao próximo. Ninguém deve ser julgado por rótulos e a escola passa a ser vista como um local de carinho e respeito. Tudo, é claro, sem abrir mão da disciplina e das responsabilidades.

Desse modo, o Objetivo cria verdadeiros apaixonados pela Educação. Os professores devem ser apaixonantes e criar aulas com essas características. Consequentemente, os alunos adquirem paixão pelo pensar, pelo aprender, sempre com a convicção de que ninguém é uma máquina, todos são coração.